Catálogo
Português

Teatro dell'Opera, ''Um romano em Marte''

Roma

O retrabalho de um close-up de Ennio Flaiano é projetado em um Tela de projeção frontal realizado com o filme PNE - Nerissimo.Co-roteirista da maioria das obras-primas de Federico Fellini, Flaiano escreveu em 1960 a comédia Um marciano em roma, que em 23 de novembro daquele ano estreou no Teatro Lirico di Milano com uma falha catastrófica, entre as piores da história do teatro italiano.
Ver todos
De acordo com Ilaria Occhini, atordoada e inocente protagonista do desastre com Vittorio Gassman, o público milanês se lançou contra a Roma canalha que veio representado na comédia, criando um pródromo então inconsciente da Liga do Norte.A ópera começa logo no final daquela performance, dificilmente alcançada devido a objeções do público e entre seus personagens estão alguns atores daquela noite e o próprio Flaiano.
Na ficção da ópera, Ilaria Occhini emerge da cortina do Teatro Nazionale di Roma, que representa aquele que acaba de fechar o fiasco do Teatro Lirico Giorgio Gaber de Milão.Projetado na cortina, o título da ópera inverte os termos do título da comédia: Um romano em Marte em vez de Um marciano em Roma.
Na ópera, o protagonista da ficção teatral, o Marciano Kunt, realmente aparece e se apresenta a uma incrédula Ilaria Occhini.
Atordoada e com as mãos estendidas, Ilaria Occhini segue Kunt com o olhar enquanto ele voa no fundo da tela PNE - Nerissimo.A tela mede 9,22 x 5,22m e é montada com ganchos elásticos WPE - Perofix em uma estrutura à vista feita de 7QX30 - Treliças cuadradas 29 cm.O quadro de luz é feito com tiras de LED.
As histórias dos protagonistas da ópera, Ilaria Occhini, Ennio Flaiano e o loiro marciano Kunt, são acompanhadas pela narração do Crítico, o caráter de camisa amarela e gravata que comenta as mensagens veiculadas na tela.
As animações de Gianluigi Toccafondo usam a tela de forma expressionista, exasperando o alto contraste e a profundidade do preto obtido com o PNE - Nerissimo.
Gianluigi Toccafondo usou as características da tela para sublinhar de forma visualmente mordaz os famosos aforismos de Flaiano: «L'insuccesso mi ha dato alla testa» foi o seu comentário acerca do fiasco milanês do Marciano (O fracasso subiu-me à cabeça).O ressentimento do público milanês não foi alheio à impressão dà Roma representada na La dolce vita ...
Ópera em um ato
Música
Estréia
Roma, Teatro Nazionale, 22/11/2019

Cenografia,
figurinos, video
Francesco Zito
Desenho de luz
Camilla Piccioni
Direção técnica
Andrea Miglio
Direção de palco

Instalação
Temporada
2019

Materiais usados nesta produção

PNE - Nerissimo

Filmes de projeção dianteira

Telas de projeção frontal

Telas de projeção fronteiriça

WPE - Perofix

Acessórios

Informação sobre processamento de dados