O ganho é o índice de reflexão de uma tela.
Indica a relação entre a luz refletida da tela e a refletida por uma superfície branca padrão usada como um parâmetro de referência:
uma tela com ganho de 1.0 refletirá a mesma quantidade de luz, enquanto uma tela com ganho de 1.5 refletirá 50% mais de luz, e uma tela com um índice de 0.8 refletirá 80% da luz.
O ganho é detectado no ponto em que a tela é mais brilhante, isto é, seu centro quando é observado a partir de uma posição perpendicular.
Se você se mover de lado e visualizar a tela a partir de uma posição inclinada, o brilho da projeção diminuirá.
''
Um ganho alto é um índice de boa qualidade?
É fácil e errado inferir que uma tela de alto ganho é preferível a uma tela de baixo ganho.
Primeiro de tudo, há um compromisso entre ganho e ângulo de visão.
Em telas de alto ganho, o brilho da projeção diminui consideravelmente com com ângulo de visão crescente, enquanto em telas de baixo ganho o brilho varia muito menos de maneira perceptível.
Além disso, uma tela de alto ganho geralmente não reflete o vermelho, o verde e o azul uniformemente e a anomalia varia com o ângulo de visão.
Por fim, as telas com um ganho maior que 1.0 têm um certo grau de hotspotting, o que é acentuado com o aumento no ganho.
Ou seja, olhando para a tela a partir de uma posição frontal, a parte central da imagem aparece mais brilhante do que nas áreas periféricas.
Isso não é muito evidente até um ganho de 1.3, mas, além desse limite, o hotspotting pode atrapalhar seriamente a visão.
''[ ... ]
o videófilo que busca uma qualidade de projeção ideal [ ... ]
normalmente opta por uma tela de baixo ganho.''
Fonte:
Evan Powell, em ProjectorCentral.com