Drama histórico
em dois atos
Texto
Miguel Murillo (1953)
Direção técnica
Manuel Fontanals
Direção de palco
Esteve Ferrer
Armengol é inspirado por eventos reais durante a Guerra Civil Espanhola, em Badajoz, na Extremadura, onde viveu a personagem que deu o seu nome à peça de Miguel Murillo, um nativo do mesmo lugar.
Armengol Sampérez (1882-1936) foi um idealista que, na província espanhola dos anos 30, ele abriu uma academia para crianças, estudando e praticando um método pedagógico que visa melhorar a auto-estima do grupo de jovens que se reuniram sob a sua liderança.
O método tentou combinar o desenvolvimento do corpo com a mente, sem procurar a obtenção dos objetivos em si mesmos e, proporcionando ao invés aos meios que os rapazes tinham realmente disponível.
Em 1936 Armengol partiu da Extremadura para ir para Barcelona com um grupo de dez rapazes que deveriam participar nos ''Jogos Olímpicos mundo livre'', evento organizado em oposição aos Jogos Olímpicos de Berlim, da Alemanha nazista.
A eclosão da Guerra Civil impediu a realização da Olimpíada alternativa em Barcelona, enquanto Armengol foi preso e condenado à morte.